I made this widget at MyFlashFetish.com.

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

HISTÓRIA DE VOCALOID


O que é VOCALOID?

Vocaloid é um software, idealizado pela Yamaha por meados de 2003, possuindo uma simples função: cantar. O propósito inicial de sua criação foi para servir de backvocals para artistas “reais” porém sua usabilidade foi muito além do esperado. O vocaloid utiliza como base para criar as canções voicebanks baseados em vozes reais formando as palavras e frases através de fonemas.
O software requer bancos de vozes – quais não são necessariamente desenvolvidos pela própria Yamaha. Hoje no mercado temos cerca de 7 companhias produzindo oficialmente voicebanks para o Vocaloid e muitas outras envolvidas no processo.
Desde 2003 o programa já ganhou uma segunda versão chamada VOCALOID2, sua principal diferença da versão anterior é o poder de sintetização da voz, que aumentou consideravelmente, além de uma nova interface. A Yamaha já anunciou a produção do VOCALOID3 e está sendo desenvolvido até o presente momento.
Os primeiros voicebanks para Vocaloid.
Em 15 de Janeiro de 2004 a empresa Zero-G lançou na NAMN (um dos maiores eventos sobre produtos musicais do mundo) os dois primeiros voicebanks para vocaloids chamados Leon e Lola:
Eles foram comercializados apenas no dia 3 de março de 2004 ao preço de 39,800 yen. Embora muitos acreditem que o primeiro vocaloid a ser lançado era japonês, Leon e Lola são vocaloids britânicos.
Em 2005 Leon e Lola receberam o prêmio “Electronic Musician Editor’s Choice Award”, porém as reclamações sobre suas vozes eram muitas e devido a problemas de custos eles não emplacaram na América.
Recentemente um usuário desconhecido no NicoNicoDouga fez o upload de um video com o Leon cantando True to My Heart, que acabou obtendo 50.000 visualizações, aumentando a baixa popularidade dele.
Até a chegada de Big Al em 2009, Leon foi o único vocaloid masculino inglês, devido a isso sua popularidade é razoavelmente maior que a dos outros.
Embora a popularidade de Leon no ocidente seja consideravelmente maior, Lola está presente em diversas soundtracks de músicos famosos, sua aparição mais notável é na trilha sonora de Paprika, onde o tema de Paprika é cantado por Lola.








A qualidade da voz de Miriam era impressionante em relação a seus antecessores, foi até elogiada pela Yamaha, que publicou uma nota em seu site parabenizando a evolução.
Apesar de sua qualidade, Miriam não teve uma repercussão alta para o público que foi destinada, embora suas vendas tenham sido satisfatórias.
Zero-G anunciou a possíbilidade de seus 3 primeiros vocaloids ganharem um redesign no futuro, porém nada confirmado até agora.






O Japão entra no mercado.
No Japão, a companhia Crypton Future Media lança sua primeira vocaloid em 5 de novembro de 2004. O produto ficou entitulado como “Meiko”, primeiro nome da provedora de voz, Meiko Haigo. Devido a seu grande range de voz, Meiko foi considerada adequada para qualquer tipo de gênero musical.
Ela foi a primeira vocaloid a ter um avatar, ilustrado por Shogo Washizu, membro da staff da Crypton, e devido a esse fato a vendagem do produto foi considerada bem sucedida. Esse sucesso da boxart e da ilustração foi considerado bom e gerou “inspiração” para seus futuros produtos.
Devido ao fandom japonês, a utilização de sua voz foi levada ao extremo para produzir uma voz mais jovem, sendo denominada pelos fãs como Sakine Meiko. Devido as capacidades pro programa, gerar esse tipo de voz era razoavelmente mais simples, pois vocaloid1 possui algumas capacidade que foram perdidas no 2.
Meiko Sakine

Kaito foi o próximo vocaloid a ser lançado, em fevereiro de 2006, sua voz é baseada na voz de Naoto Fuga e sua ilustração feita por Takashi Kawasaki. O nome Kaito foi escolhido através de sugestões enviadas pelo público.
A razão pela qual esse nome foi escolhido foi devido a sua fácil pronúncia para pessoas não familiares com o idioma japonês e porque soava bem com Meiko. Os dois foram produzidos ao mesmo tempo, criados para serem “parceiros” um do outro, razão pela qual os duetos com os dois tendem a soar harmoniosos.
O fato curioso é que seus demos foram lançados muito antes de seu lançamento (3 anos mais precisamente) o que deixa muitos fãs pensando que Kaito foi o primeiro vocaloid lançado, porém ele foi o último vocaloid para Vocaloid1 a ser lançado.
Na primeira leva de seu lançamento Kaito vendeu apenas 500 cópias, sendo considerado uma grande falha tendo assim sua distribuição cancelada.
Depois do lançamento de Hatsune Miku, Kaito voltou a ser vendido, e em 16 de setembro de 2007 um usuário fez um upload de uma paródia de Higurashi no naku koro ni, “um pedido de Hatsune”, naquela época Miku era extremamente popular no NicoNicoDouga mas ninguém conhecia o Kaito, o vídeo começava com os dizeres: Por favor se lembrem do Kaito, seguido da Miku cantando: Onde você está e o que você está fazendo? Parte da música Dear You.
Cerca de 4 horas depois outro usuário fez um vídeo resposta com o Kaito dizendo: Desculpe! Eu estava comendo um sorvete, seguido pela frase: Miku, vamos comer sorvete juntos.
Logo após esse acontecimento as vendas do Kaito começaram a subir e ele se tornou o segundo vocaloid mais vendido de 2008.
Kaito foi o último vocaloid para o sistema 1.0. 

 (Breve: vocaloid 2 ;3 )

Nenhum comentário:

Postar um comentário